Reunida na tarde deste domingo (19), a diretoria ampliada (executiva e plena) da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador discutiu o calendário de atividades para o próximo período e referendou a estudante secundarista Carolina Bandeira, oriunda do Colégio Estadual Maria Anita, no Subúrbio, como a nova presidenta da maior entidade de representação dos estudantes secundaristas da Bahia.
Carolina milita no movimento estudantil soteropolitano desde o ensino fundamental, tem 18 anos e é estudante da 3ª série do ensino médio. Sua trajetória no movimento estudantil começou precisamente, participando das mobilizações na região em que atuava e em 2012 esteve a frente das mobilizações dos estudantes na greve estadual dos professores, onde a partir de então, já engajada nas lutas cotidianas no Maria Anita, ajudou a fundar o Grêmio Estudantil em 2013.
Estando sempre presente em diversas atividades das escolas da suburbana, Lola, como também é conhecida, se empenhou a organizar os estudantes em diversas lutas, como por exemplo, a implementação do campus da UNEB em Periperi, fruto de muita pressão e mobilização dos secundaristas da região.
Além de ter representado pela primeira vez a escola em que estudava no 4º Congresso da AGES, realizado em 2013, participando e construindo ativamente as atividades e discussões, e já no ano seguinte, viria a construir a diretoria de Colegiados Escolares da AGES, função que ocupou até 2015, consolidando sua trajetória no seguimento de representações estudantis.
A indicação do nome de Lola para a presidência da AGES, é reflexo do acúmulo do conjunto de experiência e da referência que construiu em quase 05 anos de militância (entre o ensino fundamental e médio), com destaque para o perfil acolhedor, de muito diálogo e mediação, que se resume na perspectiva de organizar os estudantes e suas bandeiras de lutas. Lola que também é artista, fez carreira como cantora em diversas atividades e eventos estudantis e de freelancer.
Carolina comentou sua indicação e reforçou os compromissos com as bandeiras da entidade. "É um momento importante da vida para todxs nós, que militamos na base desta entidade, conhecendo de perto a realidade do estudante, eu realmente fico feliz, pois, sei que isso é fruto da minha contribuição ao longo desse tempo na luta, principalmente de onde eu vim que é o subúrbio, com toda certeza não decepcionarei essa militância linda que me deu essa oportunidade." Destacou Bandeira que seguiu convocando as mulheres da AGES para o seminário de organização das filiadas da entidade e pontuou o desempenho da diretoria. "Conversei bastante com Elana que é a nova diretora de Mulheres, nossas filiadas estão convocadas para construir uma atividade com muita formulação e instrumentalização para as lutas, o ritmo agora é de muitas reuniões pra finalizar os detalhes, pois, o calendário de atividades está a todo vapor com muito empenho de toda a diretoria." finalizou.
Novas companheiras passam também a integrar a direção da AGES, Raquel Carvalho da regional de Cajazeiras assumiu a Secretaria Geral, já a direção de politicas educacionais passou a ser ocupada pela estudante Elana Costa, que também acumula as tarefas da diretoria de mulheres, e a diretoria de ensino técnico tem a estudante Ana Licia da regional Orla como a nova titular.
Até o Conselho Municipal de Entidades de Base - COMEB, previsto para Maio deste ano, a direção da entidade tem em seu calendário de atividades a realização do 1º Encontro de Estudantes do Ensino Técnico, o 1º Festival de Cultura e o 2º Encontro de Estudantes Negras e Negros da AGES, além da Eleição Direta para as coordenações regionais da entidade, prevista para Abril.