No inicio da noite desta ultima quinta-feira (09/06) os estudantes que ocupavam o Colégio Estadual Juracy Magalhães Junior, em são caetano, decidiram após reunião com a secretaria da educação da Bahia, desocupar a Instituição de Ensino.
A reunião que começou ás 15:00h, entre a comissão de ocupação, formada por Arielle Martins (Colegiado Escola) Carlos Alexandre, (Representante da Comunidade e ex-estudante) Rosivaldo Leal (Grêmio Estudantil), Catarina Bahia, Presidenta da AGES, Adélia Alcântara (UEES-BA) Ludmila Santos (Direção da AGES) e Ramon Mota (Diretor da UBES) e os representantes da Secretaria Estadual da Educação, Luanda Machado do gabinete do Secretário de Educação, Walter Pinheiro, Prof.ª Euzelinda Dantas NRE 26, Sergio Carvalho, da Superintendência de gestão da informação, Irlene Carvalho da Secretaria Estadual de Relações Institucionais do Governo, Agliberto da Costa, Engenheiro da SEC e a vice-diretora do colégio, prof.ª Susana Benedita. A reunião teve como anuncio por parte da Secretaria da Educação atendendo a demanda dos estudantes, a liberação do valor de R$100.000,00 (Cem Mil Reais) para reforma da instituição, compreendendo restaurar, pintura, quadra poliesportiva, rede elétrica, telhados, portas e janelas e a direção da escola ficou responsável de resolver a aquisição e manutenção dos ventiladores paras as salas de aula da instituição.
A proposta foi discutida em assembleia onde os estudantes decidiram aceitar sob a condição de que as obras começassem imediatamente já nesta sexta-feira 10 de Junho, com o concerto nos telhados resolvendo o problema de pingueiras e salas que não tem nem mais teto nem forro interno. Caso a obra não seja iniciada, os estudantes adivertiram que imediatamente já na segunda-feira reocupariam o colégio novamente.
Para catarina Bahia, Presidenta da AGES, a ocupação que durou mais de 36 horas, obteve conquistas muito importante para o colégio; "... Estaremos de olho, mais é inegável que a vitoria desta ocupação transformará a realidade deste colégio e de quem aqui nele convive e estuda..." descarou Catarina.
Já Ludmila Santos, diretora de Mulheres da AGES e Coordenadora Regional, resolver a situação do colégio é um alivio, porem a luta continua; "... Vamos aguardar dando este prazo que estipulamos aqui para que a secretaria inicie as obras, porem o Juracy não é o único colégio da região que tem problemas sérios, existem vários outros com a mesma realidade e precisamos olhar para estes também..." Conclui Ludmila
Os estudantes Arielly Martins e Rosivaldo Leal, Colégiado Escolar e Grêmio Estudantil, respectivamente, também destacaram a importância da atenção que o colégio precisa, principalmente sobre a perspectiva de ser um das instituições mais antigas do bairro, e que por anos ficou abandonada pelos poderes públicos, e hoje nós damos a resposta para a nossa comunidade, estudantes e professores sobre a importância desta conquista, a qual nós manteremos vigilantes.
Os estudantes ocupavam o colégio desde o inicio da manha da Quarta-feira (08/06) sendo a primeira instituição de ensino a entrar na jornada da Primavera Secundaristas, movimento nacional de ocupações em defesa da educação publica de qualidade.
A secretaria da educação iniciará as obras nesta sexta-feira (10/06) e no praxo de dês dias no inicio das ferias começará a reforma geral do prédio.