Mal o ano letivo de 2015 começou e a comunidade escolar do Colégio Estadual Senhor do Bomfim, nos Barris, foi surpreendida por uma decisão claramente arbitrária da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Trata-se da exoneração sumária da diretora Andréa Sarraf Sandes de Araújo, que dedicou 15 anos de sua vida ao Colégio. A exoneração sumária foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 06/03 e designa pro tempore de cargo em comissão do magistério, o ex diretor do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Jener Freire.
A AGES e o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Senhor do Bomfim, entendem que a exoneração da diretora Andréa Sarraf, foi infeliz e arbitrária. A decisão fere o princípio de democracia na escola da própria SEC. Então como diretora legítima, eleita e reeleita pela comunidade escolar, a professora Andréa deve retornar ao seu cargo de direito e que a mesma possa legalmente terminar o seu mandato que se encerra em 30/09/2015 prazo este estabelecido pela própria Secretaria a todos os mandatos de diretores vigentes.
Sarraf é aliada histórica das lutas travadas pelo CESB. Em 2009 o Colégio foi o único da Bahia a aceitar estudantes travestis e transexuais com nomes sociais, muito antes da obrigatoriedade da resolução da SEC publicada em novembro de 2013. Além disso, a diretora lutou para manter o funcionamento do noturno em 2014 e junto aos estudantes foi parceira na instalação do Grêmio Estudantil. Muitas lutas travamos ao lado de Sarraf e não temos a menor dúvida do seu compromisso histórico pelas melhorias do Senhor do Bomfim. Salientamos também que qualquer que seja a justificativa da SEC para exonerar sumariamente uma gestora que faz o seu trabalho e mantém uma Escola de pé mesmo com atrasos constantes da parte da Secretaria e das diversas tentativas de reduzir o funcionamento da Escola, são insuficientes diante dos graves problemas encontrados em muitas instituições da rede estadual de ensino, inclusive, problemas graves dentro das gestões.
Não é uma luta fácil manter a nossa Escola de pé, é uma luta onde todos os seguimentos tem responsabilidades e compromissos, fortalecendo ainda mais a democracia no ambiente escolar, portanto, a dispensa do Secretário que exonera a professora Andréa Sarraf vai de contra ao discurso da SEC sobre democracia dentro da Escola já que não há dialogo da parte da própria Secretaria.
É preciso acabar com essa lógica arcaica de educação pública. Para que serve eleições diretas se nossos eleitos são exonerados sem a menor discussão com a comunidade escolar? Para que serve o Colegiado Escolar? Para que serve o Grêmio Estudantil? Para que serve as organizações sociais que atuam em torno da Escola? Para que serve o discurso institucional de democracia dentro da Escola? Portanto, defendemos que o Decreto nº 11.218 de 18 de setembro de 2008, que instituiu as eleições diretas para diretores e vices, torne-se lei para que essa conquista histórica dos movimentos em defesa da educação pública seja integralmente garantida. Reivindicamos que esse atual modelo de eleição direta seja amplamente rediscutido com todos os seguimentos da educação, nesta estrutura em que se encontra, o decreto ampliou direitos e ajudou a fortalecer a participação dos seguimentos nas decisões dos rumos da Escola, avanço pontual e importante, mas criou também relações viciosas e que não ajudam estabelecer o amplo diálogo, já que muitas dessas relações se formaram no discussão eleitoreira. Queremos eleições diretas de verdade! Onde todos os seguimentos da comunidade tenham igual peso de participação! Que o voto do professor, do estudante e do funcionário tenham o mesmo poder de decisão! Só assim vamos consolidar a verdadeira democracia dentro da Escola pública baiana.
Nos próximos dias, junto ao Grêmio Estudantil, estaremos convocando diversas mobilizações e paralisações contra a decisão da Secretaria da Educação.
A nossa luta pela Escola Pública que tanto queremos, começa justamente pela democracia e é por ela que vamos lutar.
Salvador, 07 de Março de 2015.
Saudações Estudantis,
Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador – AGES
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES
Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Senhor do Bomfim
Nenhum comentário:
Postar um comentário