domingo, 30 de junho de 2013

OPINIÃO - 4º CONGRESSO DA AGES DEVE MOBILIZAR GRÊMIOS E ESTUDANTES NA LUTA PELO PASSE LIVRE - Por Pedro Correia

O Movimento Estudantil soteropolitano está passando por sua mais fervente oxigenação, que é a mobilização para o 4º Congresso da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador – AGES, entidade de representação dos estudantes secundaristas da nossa cidade.

Esta é à hora do nos encontrar no maior fórum do Movimento Estudantil soteropolitano. Grêmios Estudantis, militantes de base, artistas, poetas e a juventude soteropolitana. Todos discutindo o nosso sistema educacional de ensino e os nossos anseios enquanto jovens.

O Movimento Estudantil de Salvador há 10 anos vive grandes momentos. Desde 2004 o ME tem sofrido grandes transformações. Mais Grêmios Estudantis foram criados, mais lideranças estudantis foram formadas, engrossando o caldo das lutas nas ruas, escolas e colégios de Salvador. E este ritimo não pode parar!

A AGES após a realização do seu 1º Congresso Municipal colocou em xeque o nível de organização do ME Secundarista, realizando várias manifestações ao longo de mais de 02 meses, pautando as lutas contra o projeto nefasto do Salvador Card, apresentado pelo ex-prefeito Prefeito João Henrique. Um modelo de bilhetagem eletrônica que não corresponde á realidade do nosso povo, onde na sua grande parcela, negro (a)s, trabalhadore (a)s informais e nós, estudantes, somos os maiores prejudicados, ocasionado conseqüentemente à evasão escolar, pois, mais e mais pessoas realizam trajetos quilométricos a pé, por muitas vezes não ter condições de colocar créditos em seus cartões. Sem falar que a antecipação do valor da passagem é apenas uma forma de enriquecer mais ainda os “tubarões do transporte”, que prestam um serviço altamente precário, com uma frota de ônibus completamente sucateada para uma grande cidade como Salvador.

A AGES em seu próximo período deve dar continuidade às intervenções na luta em defesa do transporte público de qualidade, retirando das mãos dos empresários de ônibus a concessão de gerenciar um serviço público, que cabe ao poder executivo municipal, abrindo por sua vez a caixa preta do SETEPS.

Dar continuidade a luta em defesa da implementação do passe livre é permitir que mais e mais estudantes tenham acesso à educação e não há momento mais propício para essa conquista, do que agora, onde povo sai às ruas para reinvidicar mais direitos e um modelo de transporte público de qualidade. Este congresso da AGES, deve ser um importante vetor que mobilize permanentemente os estudantes de Salvador na construção de um projeto concreto de iniciativa popular sobre o Passe Livre, projeto este a ser pautado, pelos estudantes, na Câmara Municipal. Portanto, não tenho a menor dúvida de que este 4º Congresso da AGES, além de ser o maior da história da nossa entidade, ainda entrará mais uma vez para a história do M.E, pavimentando cada vez mais caminhos, rumos às próximas vitórias.

* Pedro Correia é diretor de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES e Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário