domingo, 30 de junho de 2013

PASSE LIVRE: RUMO À CONQUISTA DESTA BANDEIRA DE LUTA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES - Por Raquel Borges



Uma bandeira que responde ás exigências do atual quadro do Movimento Estudantil Secundaristas é o passe livre estudantil, que deve ser aprovado como uma bandeira prioritária da AGES em seu próximo período.

É o direito a educação que é posto em xeque com os permanentes e abusivos aumento das passagens, pois a imensa maioria dos estudantes soteropolitanos é de baixa renda, filhos e filhas da classe trabalhadora e, muitas vezes tem que deixar de ir á escola para que seus pais possam assegurar as refeições diárias ou o pagamento de uma determinada dívida e etc. Ás classes dominantes, os poderosos e aos corpos técnicos da administração pública em geral, cabe a preocupação com planilhas, o aumento do barril de petróleo ou das peças de reposição. A nós, o povo, os estudantes e as nossas entidades, cabem opor a essas “dores de cabeça” dos “tubarões do transporte”, a força para fazer prevalecer o nosso lado na balança da luta de classes.

Temos a clara convicção contra quem estamos combatendo: os empresários, donos das empresas de ônibus que lucram pisando em milhares de estudantes de precárias condições de vida e os governos municipais que servem como escritório de gerenciamento destes interesses. A AGES pode e deve trabalhar essa reivindicação como a crítica da ação, contra a propriedade privada, enquanto inimiga dos direitos de ir e vir e do próprio direito ao acesso á educação.

No próximo período, a AGES irá liderar e dirigir a organização dos comitês em defesa do passe-livre estudantil nos Grêmios para mobilizar permanentemente os estudantes, organizar palestras e atividades artísticas para chamar a atenção da sociedade soteropolitana, sobre esta histórica bandeira de luta do Movimento Estudantil.

O passe-livre, encampado pela AGES, irá integrar as inúmeras lutas e correntes políticas do Movimento Estudantil Soteropolitano e se tornará o grande eixo de força para colocar a nossa entidade, cada dia mais nos trilhos das mobilizações sociais diversas em nossa cidade, aumentando ainda mais a nossa capilaridade social.

*Raquel Borges é presidenta da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador - AGES e presidenta do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Landulfo Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário