sexta-feira, 24 de maio de 2013

SEM SEGURANÇA, NÃO TEM EDUCAÇÃO!


Estudantes de diversos colégios do Centro de Salvador, cansados de conviver constantemente com os assaltos na redondezas de onde estudam, se organizam pra na próxima Terça-Feira dia 28 de maio, a partir das 10:00h juntamente com a AGES e com os Grêmios Estudantis destes colégios fazer uma grande Manifestação pedindo mais segurança.

Cansados de ser assaltados seja na porta do colégio quando esta chegando ou saindo, na estação da Lapa, no corredor da Vitória ou na praça campo grande, centenas de estudantes preparam um documento a ser entregue na Secretaria de Segurança Pública solicitando policiamento constantes nos roteiros usados cotidianamente pelos estudantes bem como nas saídas e entradas dos turnos.

A passeata que vai sair de dois pontos comuns, onde os colégio Odorico Tavares e Manuel Novaes, saíram juntos do Campo Grande já a outra marcha começa no Teixeira de Freitas passando pelo Central junto em seguida no Senhor do Bonfim, vindo todos em sentido a praça da Piedade onde uma grande manifestação será feita e a entrega de um documento pedindo mais policiamento na região.

Esperamos contar com o apoio de todos os estudantes destes colégios, pois somos todo(a)s vitimas e não podemos nos calar, afinal SEM SEGURANÇA NÃO TEM EDUCAÇÃO!

Veja abaixo nos links as manifestações de outros colégio exigindo mais segurança e que obtiveram resultado.




quinta-feira, 23 de maio de 2013

COMEÇA HOJE A 3ª GINCANA SOLIDÁRIA DO COLÉGIO TEIXEIRA DE FREITAS


Começa hoje a 3ª versão da Gincana solidária do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas, centro, entre os dias 24 e 25 de maio centenas de estudantes vão batalhar pela vitória de suas equipes em uma das maiores atividades interdisciplinar do colégio.

Tradicionalmente de cunho social, esta 3ª Gincana promete muitos desafios embaraçosos, com muito esforço de conhecimento e é claro muitas atividade de expressão cultural, de danças, coreografias e jogos esportivos entre outros. Participam três fortes equipes, Titanium, Os Incríveis e a Liga da Justiça, cada uma com 150 integrantes dos três turnos, todos dispostos a levantar a taça de vencedor conquistando  como mais uma forma de premiação passar um dia inteirinho em um clube relaxando e recuperando as energias.

Para o Presidente do Grêmio Pedro Correia a gincana do Teixeira é uma tradição; “ ...Não tivemos gincana no ano passado devido a greve dos professores, mais este ano conseguimos construir um grande consenso com os professores que estão organizando e com a direção do colégio e a nossa gincana retornou, estou muito feliz por que o Teixeira é muito disso entretenimento misturado com desafios, força de vontade misturado com o orgulho de ser estudante deste colégio...” Afirmou Pedro, que destacou a importância e registrou mais uma vez  seus elogios a comissão organizadora desta 3ª Gincana.

O Grêmio Estudantil junto com a direção organizou também a festa de encerramento, com o DJ JHONNY que promete esgotar todo o resto de energia que sobrar da galera em uma mega comemoração para todos os estudantes, fechando assim com chave de ouro a 3ª Gincana do Teixeira de Fritas 2013.

Fonte: Grêmio Estudantil É Preciso Ousar – CEMATF

ASCOM-AGES

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADOS DO UNIVERSIDADE PARA TODOS 2013

Os es­tu­dantes que se ins­cre­veram para as mais de 23 mil vagas do cur­sinho pré-ves­ti­bular gra­tuito, ofe­re­cido pelo Uni­ver­si­dade para Todos já podem con­ferir a lista de con­tem­plados. As vagas ofer­tadas estão dis­tri­buídas em 186 mu­ni­cí­pios bai­anos e em Sal­vador, as aulas acon­tecem em 31 lo­cais (es­colas, ONGs e as­so­ci­a­ções). O pro­jeto ofe­rece ma­te­rial di­dá­tico, far­da­mento e isenção da taxa de ins­crição para o ves­ti­bular das uni­ver­si­dades es­ta­duais aos alunos que apre­sen­tarem frequência igual ou su­pe­rior a 75% das aulas mi­nis­tradas.
Fonte : Site da Secretaria Estadual da Educação 
http://institucional.educacao.ba.gov.br/resultadoupt2013

sexta-feira, 17 de maio de 2013

GRÊMIO ESTUDANTIL DO COL. CENTRAL REALIZA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO ‘MEU INTERVALO É UM SHOW’ DE 2013



Grupos de danças se apresentam no auditório do Colégio
Estudantes lotam auditório para assistir apresentações

Hoje (17/05) pela manhã os estudantes do Colégio Estadual da Bahia – CENTRAL, no centro da cidade, lotaram o auditório do Colégio para assistir a primeira edição do projeto ‘Meu Intervalo É um Show’ de 2013, realizado pelo Grêmio Estudantil. Três grupos de dança (Grupo Dance, Groove Dance e grupo Travessuras), formados por estudantes do próprio Colégio, descontraíram a rotina de aulas do dia a dia.
Victória Virgínia, presidenta do Grêmio Estudantil do Colégio Central, avaliou a realização desta primeira edição do projeto  em 2013 como positiva e já destaca a realização das próximas edições. “O colégio todo gostou das apresentações, eu mesmo fiquei muito contente. A diretoria do Grêmio já trabalha nas próximas edições.” Afirmou Virgínia.

Outros Grêmios Estudantis filiados a AGES, como o Grêmio Estudantil É Preciso Ousar do Colégio Estadual David Mendes Pereira em São Rafael e o Grêmio Estudantil A República dos Estudantes do Colégio Estadual Sete de Setembro em Paripe, também já realizaram o ‘Meu Intervalo É um Show’ em seus respectivos colégios nas últimas semanas e sacudiram a rotina da estudantada com muita diversão. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PARA NÓS, OS DIREITOS SÃO IGUAIS, NEM MENOS, NEM MAIS



Todos os anos, no dia 17 de Maio, o mundo inteiro festeja o dia internacional de combate a homofobia. A data foi escolhida lembrando da exclusão da homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde em 17 de Maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

E a AGES como entidade plural, que respeita a diversidade, celebra junto com os estudantes, este importante dia que é um marco na luta pela aceitação da diversidade sexual. E neste sentido, não poderíamos deixar de reafirmar o nosso apoio ao Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que traz consigo o projeto do Kit de Combate a Homofobia nas Escolas, passo importante e fundamental para combater a exclusão histórica do seguimento LGBT nos espaços de aprendizagem e exercício cidadã que deve ser a nossa escola.

16 DE MAIO DE 2001: ESTA BAHIA NUNCA MAIS!



Há doze anos atrás, estudantes que protestavam em Salvador contra o cenário político daquela época, e destacando particularmente o episódio da violação do painel eletrônico do Senado Federal pelo o então Senador Antônio Carlos Magalhães, foram brutalmente reprimidos pela Polícia Militar a mando do próprio ACM que passava por diversos processos na comissão de ética do Senado.

A população foi às ruas exigir que ele fosse cassado. O então governador César Borges, afilhado político de ACM ordenou que o pelotão entrasse em confronto com manifestantes no viaduto do Canela, em 16 de maio, quando se intensificaram os protestos e milhares de estudantes brutalmente espancados pela repressora Polícia Carlista.

O Dia 16 de maio ficou marcado por causa da invasão da Faculdade de Direito pelos policiais. Mas os fatos que se seguiram ou antecederam a data marcaram a Bahia. Foram vários dias de protestos. O que a PM tentou ao invadir a Ufba era impedir que os estudantes chegassem ao bairro da Graça pelo Canela. Os manifestantes tentavam chegar em frente à casa de ACM, onde fariam uma “lavagem” da calçada.

O 16 de Maio de 2001 foi uma data muito cara ao povo da Bahia e em especial à comunidade universitária, que teve seu espaço violado por uma política ditatorial, que tentou impedir a manifestação do sentimento de revolta dos baianos.

Maio de 2001 é lembrar para nunca mais acontecer.

terça-feira, 14 de maio de 2013

ESTUDANTES NA RUA, A LUTA CONTINUA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DOS TRABALHADORES



Nesta última terça-feira (14) milhares de estudantes de vários Colégios do subúrbio ferroviário de Salvador voltaram a ocupar as ruas em defesa do pagamento imediato dos salários atrasados dos funcionários terceirizados que preparam a merenda. A concentração do ato aconteceu por volta das 09h na primeira rotatória do bairro de Paripe. A mobilização saiu por volta das 10h.

Com carro de som, cartazes, faixas, bandeiras e palavras de ordem, a estudantada seguiu em marcha até próximo ao bairro de Periperi chamando a atenção da sociedade para com a situação que passa os funcionários terceirizados há meses sem salários. Vinicius Trindade um dos coordenadores regionais da AGES no subúrbio ferroviário, salienta que o descaso com os trabalhadores já afeta diretamente o cotidiano dos estudantes nas escolas. “O fornecimento da merenda já está sendo afetado, às vezes, nós estudantes junto com os professores e alguns diretores, fazemos vaquinhas para ajudar pelo menos nos transportes dos funcionários.” Trindade afirmou ainda que apesar desta ser a segunda mobilização já realizada na região “outras virão, até que a Secretaria da Educação posicione-se sobre o fato e pressione as empresas terceirizadas para o pagamento imediato dos salários atrasados.”

Sindicatos também se mobilizam – No dia 09 de Maio a Central Única dos Trabalhadores e o Sindilimp, realizaram protesto em frente ao prédio da Secretaria da Educação do Estado no Centro Administrativo da Bahia. Depois de horas de intensos protestos, os dirigentes sindicais reuniram-se com o Secretário da Educação, professor Osvaldo Barreto, e representantes das empresas terceirizadas. A CUT em nota avaliou o resultado do encontro como positivo, pois, conseguiram encaminhar o pagamento dos auxílios de alimentação e transporte devidos pela empresa Assemp, bem como salários e outros benefícios devidos pela empresa Obra Serv.

O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, comemora o resultado da negociação e reafirma que a Central Única dos Trabalhadores está nas ruas contra a terceirização que precariza o trabalho. “Conseguimos uma importante vitória ao garantir que os trabalhadores finalmente recebam o que as empresas devem e que o governo assuma a responsabilidade de garantir a dignidade dos terceirizados”, afirmou.

Estudos sobre terceirização apontam que esses trabalhadores sofrem mais situações de riscos, tem maior número de acidentes e adoecimentos, bem como baixos níveis salariais, maiores jornadas de trabalho, maior rotatividade, desrespeito às normas de saúde e segurança, além de descumprimento dos direitos trabalhistas.

A Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador junto a Central Única dos Trabalhadores e sindicatos continuarão na luta, denunciando essas empresas que atrasam salários, benefícios e que prejudicam os trabalhadores, além de cobrar posição do Governo do Estado, que não pode ser omisso diante do fato.

Para visualizar as fotos do ato basta clicar AQUI



ASCOM - AGES

segunda-feira, 13 de maio de 2013

ENEM 2013: ESTUDANTES TÊM ATÉ O DIA 27 DE MAIO PARA SE INSCREVER NO EXAME



O Exame Nacional doEnsino Médio já conta com mais de meio milhão de candidatos inscritos desde a abertura das inscrições na última segunda-feira (13) às 10h. As inscrições podem ser realizadas até as 23:59h do dia 27 de Maio. Segundo o Ministério da Educação, a estimativa é que 6,1 milhões de estudantes façam o exame este ano.

O pagamento da taxa de inscrição do ENEM, de R$ 35,00 deve ser efetuado somente no Banco do Brasil por meio do ‘Guia de Recolhimento da União’ também conhecida como GRU que deve ser gerada exclusivamente neste endereço. O valor deve ser pago até o dia 29 de Maio. Estão isentos do pagamento os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola pública e aqueles que comprovarem carência socioeconômica.
O número da inscrição e a senha deverão ser guardados, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.
No cartão de confirmação, que será enviado para o endereço do estudante, haverá o número de inscrição, data, hora, local de realização das provas, indicação do atendimento, opção de língua estrangeira, solicitação de certificação (se for o caso).

Provas – As provas do Exame serão aplicadas no mês de Outubro, no sábado, 26, e no domingo, 27, com início às 13h do horário de Brasília. Os portões de acesso serão abertos às 12h e serão fechados as 13h, também de acordo com o horário de Brasília.

Para saber mais detalhes, acesse o portal do MEC e da SEC.

MERENDEIRAS CONTINUAM SEM SALÁRIOS E ESTUDANTES REALIZAM MAIS PROTESTOS



O movimento estudantil na última quarta-feira (08/05) ocupou as ruas do subúrbio ferroviário em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pela merenda nas escolas. Estes trabalhadores estão sem receber salários e alguns estão há meses sem sinal de quando receberá. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclareceu que o problema do repasse dos salários é das empresas terceirizadas que empregam os funcionários, porém, as terceirizadas do outro lado, alegam demoras do repasse por parte do Estado. O fato é que homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras estão sendo prejudicados pela ingerência de ambos os lados, Governo e empresas terceirizadas.

A manifestação está marcada para as 10h e o ponto de concentração é na primeira rotatória do bairro de Paripe. Vinicius Trindade, diretor da AGES salienta que esta segunda versão do ato “pretende aumentar a pressão para a resolução do problema, além de exigir um posicionamento público da Secretaria da Educação, pois, o fornecimento de merendas em algumas escolas já está sendo prejudicado.” Afirma Trindade. A mobilização tem previsão de término para as 12h e quase mil estudantes são esperados.

sábado, 11 de maio de 2013

COLÉGIO ESTADUAL DE APLICAÇÃO: INSTITUIÇÃO CUSTA AOS COFRES PÚBLICOS QUASE R$ 12,5 MILHÕES DE REAIS POR ANO, PORÉM, A PRECARIEDADE FAZ PARTE DA ROTINA DOS ESTUDANTES


Relatório resumido das prestações de contas do Aplicação
O portal ‘Transparência Escola’ no site da Secretaria da Educação do Estado daBahia abre a caixa preta das contas do Colégio Estadual de Aplicação AnísioTeixeira na Paralela. Segundo os relatórios do portal, o CEAAT durante todo o ano de 2012 custou exatamente R$ 12.427.500,00 (doze milhões, quatrocentos e vinte e sete mil e quinhentos reais) aos cofres dos Governos Federal e Estadual.

Interruptor exposto mostra precariedade da rede elétrica

Os relatórios detalhados do portal revelam ainda que o Colégio de Aplicação Anísio Teixeira recebeu no dia 28/12/2012 recursos do programa ‘SOS Escola’ cuja verba é oriunda do Fundo de Assistência Educacional – FAED, um montante de R$ 21 mil reais para a recuperação da rede física escolar, além de R$ 5.980.05 no início do mês de Março de 2013, para a realização de reparos na rede de esgoto que pelo visto não deu resultados, pois, o colégio ainda passa sérios transtornos devidos aos contínuos alagamentos causados pelas chuvas. Com estes recursos recebidos do final do ano de 2012 para o início do ano de 2013 para a realização de reparos na escola, os estudantes ainda continuam se queixando da estrutura precária que se encontra o CEAAT, como as diversas infiltrações, por exemplo, e reclamam da falta de ação da gestão da unidade.

Entulhos de cadeiras e até mesmo restos de computadores toma a cena no pátio

Imagens recentes feita por estudantes do Aplicação e postadas no facebook revelam um Colégio completamente diferente dos custos citados acima. Fiação exposta, entulhos jogados no pátio central do colégio, portas e janelas deterioradas, ventiladores velhos e alguns enferrujados como também salas de aulas do ensino regular extremamente apertadas que chegam a comportar até mesmo 40 estudantes, para se ter idéia de tamanho desconforto que desestimula os estudantes do CEAAT, algumas destas salas de aulas que mantém um amontoado de estudantes, anteriormente já foram banheiros, ou seja, um fato como este dá para se ter uma idéia clara do metro quadrado de uma sala como esta. Do início do mês de Janeiro de 2012 ao final do mês de agosto do mesmo ano, o colégio gastou mais de R$ 73 mil reais em manutenção, conservação e pequenos reparos na rede física escolar, revela o relatório da ‘Transparência Escola’.


Ventiladores velhos e quebrados nas salas

Outro relatório apontou ainda que entre o dia 07 e 10 de Maio de 2012 o colégio recebeu mais de R$ 87 mil reais para a recuperação de toda a rede elétrica da instituição sendo que um mês antes, em Abril, outros R$ 21 mil reais já tinham sido recebidos para a recuperação da unidade, ou seja, em dois meses, Abril e Maio, foram injetados mais de R$ 107 mil reais para reparos na rede física do colégio. Mas infelizmente o que constatamos é uma precária rede elétrica, apesar dos recursos recebidos pelo colégio como citados acima. De todo o montante recebido, apenas R$ 31.992 reais foram gastos. Os recursos que sobraram chama-se ‘saldo reprogramado’ e ficam a disposição do Colégio para serem investidos no ano seguinte, no caso 2013, ano em que o Aplicação iniciou com mais de R$ 517.788.00 de saldo reprogramado, ou seja, em caixa para a realização de investimentos que caso não aconteçam os recursos voltam para os cofres do Governo.


Janelas deterioradas tomam a paisagem do estacionamento

As prestações das contas dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE/Mais Educação e do PNAE/ Ensino regular e EJA tanto do exercício financeiro de 2011 e 2012 foram aprovadas com ressalvas, o que significa que as contas foram aprovadas, porém, com algumas não conformidades, ou seja, irregularidades. As prestações das contas do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola referentes aos programas ‘Mais Educação’ e ‘Ensino em tempo integral’ no exercício de 2011 também foi aprovada com ressalvas. O portal da transparência não informa dados sobre o exercício de 2012.

O Colégio de Aplicação Anísio Teixeira é uma das instituições que mais recebem verbas da educação devido ao seu porte que é considerado ‘especial’ além de ofertar três modalidades de ensino, o fundamental, médio e o ensino técnico que vem enfrentando sérias dificuldades como às salas extremamente pequenas, falta de professores e material didático qualificado, porém, o que de fato mais chama a atenção mesmo é a utilização de salas tão pequenas e apertadas que chegam a medir em torno de 15 a 20 metros quadrados e chegam a comportar mais de 30 estudantes do curso técnico amontoados, um verdadeiro absurdo para com a importância que tem a modalidade do ensino profissionalizante.

Os dados citados acima são de público acesso no portal da ‘Transparência Escola’ através do site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, onde relatórios detalhados das verbas recebidas pela referida instituição estão à disposição. O portal informa ainda que os valores informados no relatório resumido pode não coincidir com os valores informados no relatório detalhado devido ao ciclo diferenciado de atualização das informações.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA SE ORGANIZAM PARA A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÃO PARA O GRÊMIO ESTUDANTIL


Os últimos preparativos para o início do processo eleitoral para o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, na Paralela, estão a todo vapor. Em reunião realizada nesta última sexta-feira (10/05) com a vice-direção da Instituição acertou os detalhes finais para a convocação da Assembléia Geral dos estudantes marcada para a próxima semana que irá eleger uma comissão de estudantes divididos nos três turnos para formar a comissão eleitoral que irá tocar o processo e estabelecer um calendário eleitoral.

Até o momento, três chapas já se organizam para a disputa que deve envolver toda a comunidade escolar do CEAAT em todos os turnos de aulas do Colégio. Pedro Correia, diretor nacional de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, Wendel Martins, presidente em exercício da Associação Baiana Estudantil Secundarista e Gilberto Rodrigues, diretor da AGES, foram destacados pelas respectivas entidades para acompanhar e legitimar todo o processo que deve durar até o final do mês de Maio. Segundo os diretores das entidades de representação “este deve ser um dos maiores processos eleitorais já realizados no Aplicação devido ao apoio dado pelos professores na realização da eleição que pode ultrapassar a barreira dos mil votos” apontam os dirigentes.

O calendário eleitoral já começa a ser discutido de acordo com o estatuto do Grêmio, ainda no início da próxima semana, pois, não pode coincidir com o calendário da realização de provas e testes no Colégio.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ESTUDANTES OCUPAM AS RUAS DO SUBÚRBIO REIVINDICANDO PAGANDO IMEDIATO DAS MERENDEIRAS

Na manhã desta quarta-feira (08) um grande número de estudantes de mais de 5 Colégios Estaduais da região do bairro de Paripe no subúrbio ferroviário de Salvador, ocuparam as ruas em defesa do pagamento imediato dos salários atrasados das merendeiras das escolas. Com faixas, cartazes e palavras de ordem, a manifestação foi acompanhada desde o início pela Polícia Militar e simpatizantes da causa.

O ato foi acompanhado pelos diretores da AGES da regional, que afirmaram que "o ato foi importante para pressionar as empresas terceirizadas que vivem atrasando o salário do trabalhador. Em muitas escolas, fazemos até vaquinhas pra ajudar as merendeiras." Salienta Vinicius Trentine, diretor da AGES que observou também que a Secretaria da Educação do Estado "também deve explicações tanto aos estudantes quanto aos trabalhadores prejudicados, pois, o que mais se fala quando o salário atrasa é que a culpa é de A ou B, mas nunca ninguém se pronuncia."

Enquanto os estudantes ocupavam as ruas do subúrbio, a Central Única dos Trabalhadores - CUT e o Sindilimp, sindicato que representa a categoria das merendeiras, realizaram ato em frente a Secretaria da Educação no Centro Administrativo da Bahia.

Até o momento, a AGES e os Grêmios Estudantis não preveem  novas mobilizações, pois, já foi sinalizado pela SEC implantação de uma mesa de diálogo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CAMPO GRANDE, A PRAÇA QUE NÃO É MAIS DO POVO.


A Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador - AGES, vem por meio desta, manifestar seu veemente repúdio sobre a atuação da Guarda Municipal de Salvador, referente à sua atuação na Praça do Campo Grande que no último período se tornou palco de humilhações, agressões e repressões aos jovens e estudantes que por lá passam.

É inadmissível a omissão da Prefeitura de Salvador a respeito das diversas denúncias de agressões sofridas por jovens e estudantes que frequentam a referida praça, hoje podemos testemunhar o nível de despreparo e arrogância dos Guardas Municipais em um ato de humilhação na abordagem de um estudante, guardas estes, que desde que passaram a vigiar a Praça iniciou um ataque seleto e agressivo a qualquer grupo de estudante que lá passe.

A Praça Campo Grande, é um espaço público e não ADMITIREMOS nenhum tipo de repressão vindo de um Órgão que historicamente foi irresponsável e despreparado no exercício de suas funções, com armas de choque, spray de pimenta cacetetes e algemas, fazem abordagens violentas, muitas a menores de idade, numa forma intimidadora a fim de obter o não retorno destes estudantes a praça.

A AGES questiona a prefeitura de Salvador quem interessa tamanha violência e cobra da Câmara de Vereadores, do Ministério Público e da Corregedoria a apuração destas denúncias com o intuito de punir os agressores e devolver a praça ao POVO!

Estes guardas precisam ser identificados e responder por seus atos!

GRÊMIO ESTUDANTIL DO COLÉGIO ESTADUAL VERA LUX REIVINDICA ÁREA DE LAZER PARA OS ESTUDANTES



A prática de esportes, o exercício de atividades culturais e um espaço de laser, é uma das principais reivindicações do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Vera Lux no Bairro de Nova Brasília.

O único espaço de área livre do colégio a um certo período se tornou o estacionamento do carro dos professores da instituição de ensino. Para Ângela Cruz, vice-presidenta do Grêmio, a busca por um espaço de lazer e prática de esportes tem sido uma dos principais problemas do colégio. "Não queremos questionar nada mais do que um espaço pra que agente possa fazer nossas aulas de educação física, onde possamos nos reunir pra fazer apresentações culturais e a prática de esportes, o nosso colégio é muito carente disso, e justamente o único lugar livre se tornou estacionamento, não queremos conflitos com os professores mas temos que chegar a um denominador comum que possibilite atender a nossas necessidades e eles onde colocar seus carros.” Relatou Ângela.

A AGES entrou em contato com a Secretaria da Educação e tratou sobre o assunto onde se comprometeram junto ao Grêmio, Direção e Professores dar uma solução ao impasse, mas deixando claro a carência do Colégio de espaço físico para atendimento das demandas.

A AGES Agendou visita ao colégio para junto com as partes buscar um denominador comum.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ESTUDANTES DO COLÉGIO CENTRAL ORGANIZAM PROTESTO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA PRÓXIMA SEGUNDA (06)


A mobilização está a todo vapor no Colégio Central da Bahia, no Centro da cidade, para a mobilização que acontecerá na segunda-feira (06) em defesa da educação pública. Os estudantes reivindicam melhorias nas condições de ensino-aprendizagem, além da melhoria estrutural da escola.
 
Victória Virgínia, presidenta do Grêmio Estudantil, afirma que “só uma mobilização coletiva da comunidade escolar é capaz de pressionar o poder público para atender as demandas da escola”, Virgínia salienta também as dificuldades que os estudantes enfrentarão caso uma nova greve dos professores da rede estadual de ensino seja deflagrada, como dizem os boatos que se espalham pelo colégio diariamente. “É claro que uma nova greve é ruim, prejudica todo mundo, professor e estudantes, não queremos isso, acreditamos que uma saída dialogada deve e poder ser encontrada” aponta a estudante.
 
A mobilização pro ato além de ocorrer nas passagens em salas, acontece também nas redes sociais, onde a disseminação de informações é bastante rápida e freqüente.
 
Ainda de acordo com o Grêmio Estudantil do Colégio, o protesto está marcado para as 08h e não há previsão da ocupação das ruas do centro da cidade, apenas o pátio do colégio.
 
Comunicação l Grêmio Estudantil É Preciso Ousar do Central l AGES 

GRÊMIO ESTUDANTIL DO DAVID MENDES PEREIRA, REALIZA CAMPANHAS CONTRA A HOMOFOBIA


“Todas as formas de amor é valida” é uma das frases dos cartazes que passaram a ocupar as paredes do Colégio Estadual David Mendes Pereira em São Rafael. A campanha faz parte de um projeto criado pelo Grêmio Estudantil do Colégio para o combate as discriminações no ambiente escolar que é será realizado pelo menos duas vezes por semana.

A idéia do Grêmio Estudantil É Preciso Ousar do Col. David Mendes é expandir esse projeto para outros Grêmios Estudantis da cidade para fomentar a abertura desse diálogo nas escolas com o intuito de combater a homofobia, o racismo e o machismo.

Vinicius Domingos, diretor de combate a homofobia do Grêmio Estudantil do David Mendes, ressalta a importância do projeto no processo de conscientização dos estudantes. “A homofobia, o machismo e até mesmo o racismo nas escolas infelizmente ainda é realidade. Precisamos mudar isso com a conscientização dos estudantes de que as diferenças devem ser respeitadas e que todos nós somos iguais.”

Todos os Grêmios Estudantis filiados a AGES possui um dispositivo estatutário que permite a direção do Grêmio Estudantil criar as chamadas ‘diretorias temáticas’ que discutem temas específicos como por exemplo o combate a Homofobia. Nas próximas semanas, mais cartazes de conscientização serão produzidos no David Mendes e o próximo passo é a realização de palestras sobre as temáticas.

Comunicação l Grêmio Estudantil É Preciso Ousar – David Mendes Pereira l AGES

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ENTIDADES ESTUDANTIS FORMAM COMISSÃO ORGANIZADORA PARA REALIZAÇÃO DE CONGRESSO DE ESTUDANTES PROMOVIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

Na tarde da última segunda-feira (29.04) estiveram presentes na DIREC 1A representantes das entidades estudantis UBES, ABES e AGES discutindo a mobilização conjunta para diversos eventos previstos para este ano que promovem o Protagonismo Juvenil.


Na oportunidade, a equipe da DIREC 1A prestou informações sobre a Conferência Nacional de Educação, Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Senador e sobre a realização do Encontro de Estudantes das Escolas Estaduais da DIREC 1A.

Ainda na reunião, foi formada a Comissão com a participação das entidades estudantis que ficará responsável pela organização do Encontro de Estudantes e ficou marcada a primeira reunião de trabalho para o próximo dia 14.05.



Matéria veiculada pela página da Direc 1A no facebook.