O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de ingresso de milhares de estudantes brasileiros, seja pelo sistema de cotas, bolsas de estudo ou financiamento, nas universidades públicas e privadas de todo o país.
Diante disso, a União Estadual dos Estudantes da Bahia (UEES-BA) convoca todes estudantes baianos e baianas para, no próximo dia 15 de maio, somar a uma grande mobilização nacional, protestando virtualmente em todas as suas redes sociais, exigindo o adiamento do ENEM.
As lutas que sempre nos unem são pela educação de qualidade, democrática e de igual condições de oportunidades. A pandemia do Covid-19 mostrou aquilo que já sabíamos, a educação brasileira precisa ser repensada, mas por pessoas que as vejam como ferramenta de transformação social, de investimento prioritário para desenvolvimento do país e não como gasto.
Diante da pandemia do COVID-19 que colocou parcela da população mundial dentro de suas casas, em quarentena, motivando decretos estaduais que suspenderam as atividades em toda rede de ensino, não podemos admitir que o Ministério da Educação, desconsidere o apelo da maioria dos estudantes brasileiros que estão e serão prejudicados, principalmente os do ensino público, visto que grande parte não tem acesso aos meios de Ensino a Distancia, o qual parte significativa de estudantes do ensino privado disponibilizam, ou qualquer outro mecanismo de preparação e conhecimento para fazer a prova.
Em respeito a todes estudantes brasileiros, sobretudo os de baixa renda, moradores de cidades do interior, os que não tem acesso a internet, compreendendo a gravidade do atual estado de distanciamento e, em prol de um exame com equidade social, coisa ainda utópica entre nós, porém, jamais inatingível, é que exigimos o adiamento do (ENEM), para que os que não tem alcance a educação descente em meio à pandemia, tenham a chance de lutar por meios dignos e reais em salas de aula, pelo sonho de ocupar uma cadeira em uma universidade.
Então companheirada, montem seus cartazes, grave um vídeo, organize uma live, marque a UEES a UBES e a UNE, vamos juntos no dia 15 de maio criar o Tsunami secundarista pedindo o #ADIAENEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário