sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

ESTUDANTES DESOCUPAM COLÉGIO APÓS ACORDO COM A SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO


Os estudantes do Colégio Estadual São Daniel Combone, diretore(a) da AGES/UEES e UBES, decidiram após três dias de mobilização desocupar a instituição de ensino na tarde desta sexta-feira em virtude de um acordo ter sido firmado entre o Grêmio Estudantil, AGES e UEES e UBES para a construção do colégio estadual  de Sussuarana. 

A reunião que aconteceu nesta manhã com a presença do coordenador da CONTE, Barreto e Fátima do NTE26 , foi discutido a pauta de reivindicações e um acordo foi celebrado entre as partes atendendo os seguintes pontos;

1 - A Secretaria da Educação construirá o Colégio Estadual de Sussuaran

a no antigo terreno do restaurante Touro Grill, com 18 salas de aulas, patio, quadra coberta, laboratórios de informatica e química, tudo com acessos de acessibilidade para estudantes portadores de necessidades especiais. 

2 - Os estudantes serão prioritariamente remanejados para estudar no Colégio Estadual Bolívar Santana em seus respectivos turnos de aula e caos os estudantes desejem estudar em qualquer outra escola da região suas solicitações serão prioridade no ato da matricula.

3 - Será feito um estudo por parte da secretaria para ampliar o trajeto até sussuarana do ônibus gratuito com o objetivo de 

4 - Todos os funcionários terceirizados serão remanejados e seus postos de trabalho serão mantidos e o mesmo acontecerá com toda equipe gestora e professores da instituição. 

5 - Decretação do fim da ocupação após a celebração deste acordo.

Sendo estas as pautas que foram acordada entre as partes, a comissão de estudantes compartilhou os informes com a coordenação da ocupação e em seguida foram visitar o Colégio Bolivar Santana para dar tratar da chega dos novos estudantes. Na oportunidade o O Grêmio Estudantil do Bolivar Santana recebeu a comitiva e apresentou todos os espaços do colégio, bem como deram incio ao processo de fusão das duas gestões  do Grêmio Estudantil.

Para Eric Mascarenhas, o momento é muito importante.; "... Após anos lutando pela construção de nosso colégio hoje finalmente podemos comemorar, esperamos que a secretaria cumpra com tudo que se comprometeu e em breve estaremos em nossa nova casa..." Ressaltou Eric.

Já Rafael Paiva, presidente da AGES destacou a importância da mobilização dos estudantes e toda a comunidade m defesa do direito de estudar.;"... Graças a esta ocupação, ordeira e responsável, conseguimos hoje levar uma boa noicia para todos os estudantes e comunidade de sussuarana, que terá um novo colégio no bairro com grande capacidade e moderno, atendendo as expectativas  e necessidades dos estudantes..." Afirmou, Paiva. 

A AGES agradece a presença todxs xs estudantes que se fizeram presentes na ocupação, em tempo que compartilha a alegria mais uma vitoria para os estudantes sussuarences, a qual registramos também os agradecimento a Barreto e Fátima porque e representação da secretaria mediaram a possibilidade deste acordo.


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

COLÉGIO OCUPADO - TODXS PELO COMBONE!




Na tarde desta quarta-feira, o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual São Daniel Combone após assembleia de estudantes realizado no patio do colégio decidiu por ocupar a instituição de ensino por tempo indeterminado, devido ao anuncio de feito pela secretaria estadual da educação da Bahia, de fechamento da instituição de ensino.

Para Eric Mascarenhas, presidente do Grêmio Estudantil, é um absurdo o que a secretaria esta propondo.; "... Do nada fomos informados sobre a suspensão das matriculas e quando fomos tomar satisfação simplesmente nos disseram que o colégio seria fechado e mais nada, nem se quê disseram para onde possivelmente poderíamos nos matricular ..." Afirmou Eric.

Com estudantes, pais e diretore(a)s da AGES / UEES e UBES os estudantes realizaram na noite desta quarta uma reunião e construíram uma pauta de reivindicações para ser entregue ao secretário de Educação Walter Pinheiro, dentre as reivindicações esta o atendimento de uma luta histórica dos estudantes que é a construção do Colégio Estadual de Sussuarana, pois o atual terreno do São Daniel Combone é alugado e isso impõe limites como a de reformas por exemplo. hoje com cerca de 1100 estudantes matriculados é preciso se chegar a um entendimento e enquanto isso não acontece permaneceremos aqui ocupando o colégio, afirmou Rafael Paiva, presidente da AGES.; "... No ultimo período a secretaria da educação tem fechado instituições aqui na capital e no interior, sem debate, pegando todos de surpresa..." Destacou paiva.

Os estudantes aguardam a mesa de negociação com a secretaria para propor uma solução para o impasse.