sábado, 30 de maio de 2015

GREVE É DECRETADA APÓS EXONERAÇÃO DE DIRETOR

Para surpresa de toda a comunidade escolar, o diário oficial do estado no dia 27 de maio de 2015, trouxe em sua edição, a exoneração sem explicações de todo o corpo dirigente do Colégio Estadual Helena Matheus, o que causou surpresa e extrema revolta em toda a comunidade escolar.

No mesmo dia em todos os turnos estudantes, professores e a própria comunidade fizeram diversas manifestações dentro e fora da instituição de ensino pedindo respeito a decisão de terem escolhido e eleito o Diretor Clériston Alves e o retorno imediato de toda a gestão e a saída do Diretor da NRE 26 Luis Henrique, responsável pela exoneração e que já acumula diversos problemas em várias unidades escolares principalmente por sua postura arbitraria a imposição de suas indicações.

Cerca de 500 estudantes chegaram a bloquear as ruas do bairro de São Cristovão e em uma assembleia decidiram decretar greve e paralisação das atividades no Colégio. Para o estudante Ruan Jacobina, a Secretaria da Educação adotou a desconstrução do processo democrático e consultivo da comunidade escolar, por um modelo arbitrário;

“... O Professor Cleriston é um diretor querido por toda a comunidade eu e diversos amigos meus somos testemunhas de todo o seu empenho em mesmo com todas as dificuldades para manter nossa escola funcionando, sua disposição para resolver as mais diversas situações, além de sua incansável atenção e dedicação pra garantir um colégio melhor. Agora a secretaria e esse tal de Luiz Henrique, exoneram nosso diretor sem respeitar nossa opinião, por que vir aqui pra saber se a escola precisa de reforma ou até mesmo mandar os professores que estão em falta eles não vem, por isso decretamos Greve e as atividades estão paralisadas até o retorno da gestão que escolhemos...” Indignado declarou Ruan

Após uma nova manifestação, uma comissão se dirigiu a Secretaria da Educação para uma reunião no dia 28/05 para reverter a decisão porem sem sucesso. Em nova Assembleia os Estudantes Decidiram manter a paralisação das atividades e um novo protesto está sendo organizado para esta segunda-feira dia 01/06 em todos os turnos.

 A AGES no início do ano letivo denunciou essas exonerações arbitrarias e o retorno das indicações políticas promovidas pela NRE 26 e seu coordenador Luiz Henrique por este que já é um velho conhecido de grandes problemas na rede desde que era da antiga Direc 1 B.

Ver Matéria  

O JOGO DAS CADEIRAS E A DESMONTAGEM DA DEMOCRACIA DENTRO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO


No dia 29 de Abril uma grande Jornada de Lutas mobilizou milhares de estudantes na capital e cidades da região metropolitana o que resultou na ocupação da sede da Secretaria da Educação no centro Administrativo e uma comissão que foi recebida pelo Secretário da Educação Prof. Osvaldo Barreto entregou uma pauta de reivindicações que tem como principal ponto principal o pedido de saída imediato de Luiz Henrique da NRE26.

Ver Matéria

29 DE ABRIL DE 2015: UM DIA INTEIRO DE MUITA LUTA!




quarta-feira, 27 de maio de 2015

CONSTANTES ASSALTOS, ATERRORIZAM ESTUDANTES NAS REDONDEZAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Se tornou rotina diária os constantes assaltos na porta dos colégios em Salvador, o que tem levado estudantes ao estado de pânico quando chegam ou saem de suas aulas.

Em vários colégios de salvador, estudantes são assaltados quase que diariamente e em grande parte durante o dia, onde o principal objeto de furto destes meliantes são celulares e dinheiro, e as consequências para além da perda é o trauma, o sentimento de impotência e da incapacidade de se ver vulnerável diante a tal situação .

Na rua da Mangueira, onde se localiza o Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas Teixeira de Freitas, os assaltos acontecem bem perto da entrada do colégio;

“... Não aguentamos mais, todos os dias tem assalto aqui eles nos abordam no caminho pedem nosso celular e descem andando normalmente em direção à rua do gravata ... Já foram feitas várias denúncias mais nada de policiamento na redondeza.” Conta o estudante R.C.J que pediu para não ter seu nome revelado.

Os estudantes do Teixeira adotaram uma tática de sair em grupos de 5 e 10 pessoas para tentar refutar qualquer tentativa de assalto, mais ultimamente isso não tem funcionado, pois quando não são assaltados na redondeza do colégio o risco aumenta para quem tem como destino a estação da Lapa e suas escadarias escuras e desertas.

Manifestações e ofícios foram protocolados na Secretaria da Segurança Pública e no comando da Policia Militar solicitando policiamento nos horários de fluxo dos estudantes de chegada e saída pedindo patrulhamento, porém a situação continua a mesma.

Outro colégio que sofre com constantes assaltos é o Colégio Estadual David Mendes Pereira, em São Rafael. Os estudantes estão assustados com a ousadia dos assaltantes;

“... Aqui a um certo tempo atrás não tinha tanto assalto, mais nos últimos dias se tornaram frequentes é assalto na praça, no caminho pro ponto de ônibus no caminho pra regional e eles só vem com um objetivo, roubar nosso celular, um absurdo estou assustada com isso...” Comentou a estudante P.B.A que pediu para seu nome não ser divulgado, por medo de represálias..."

Os assaltantes vão mais além, com a segurança vulnerável em relação ao acesso ao colégio, eles conseguem o fardamento, entram, identificam os estudantes alvos com melhores aparelhos e avisam os comparsas do lado de fora, pronto mais um assalto montado, relatam os estudantes.

No dia 29 de abril na Jornada de Lutas que resultou na ocupação da Secretaria da Educação e uma reunião com secretário Prof. Osvaldo Barreto para tratar dos problemas da educação pública e a questão da segurança, foi abordado, principalmente no sentido que este novo modelo de fardamento tem aumentado mais a insegurança nas instituições de ensino pois muitos meliantes tem conseguido este fardamento, chegamos a propor a criação de uma carteira de identificação estudantil para reforçar o acesso somente de estudantes no colégio. Tratamos também da ronda escolar que não tem dado segurança aos estudantes e que o policiamento nas redondezas dos colégios precisa ser reforçado.

Porem até hoje o Secretario Osvaldo Barreto, não cumpriu com o que se comprometeu, montando uma comissão da SEC para receber a comissão de estudantes já instituída para tratar e encaminhar soluções para estes problemas.

Vamos disponibilizar abaixo um link que ensina a você a descobrir e guardar anotado em sua casa o número de IMEI do seu celular, para em caso de ter seu aparelho roubado basta ligar pra operadora bloquear seu chip e pedir que bloquei definitivamente o APARELHO roubado o tornando utilizável.


GRÊMIO ESTUDANTIL DENUNCIA PRECARIEDADE E ABANDONO DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA DE LOURDES PARADA FRANCH


Com as constantes chuvas nos últimos dias em Salvador, a situação do Colégio Estadual Maria de lourdes Parada Franch, localizado em Pau da Lima, se agravaram.

A Instituição chegou a ficar alguns dias sem aula devido a alagamentos e infiltrações na estrutura do colégio. Situação denunciada pelo Grêmio Estudantil, com a falta de atenção da Secretaria de Educação;

“Estudantes chegaram a assistir aulas com guarda-chuva aberto dentro da sala por que tinha muitas goteiras, denuncia Messias Boaventura integrante do Grêmio Estudantil.”

Para além dos alagamentos e constantes problemas diários como a falta de ventiladores nas salas, o colégio está em situação de extrema precariedade, sem reforma toda a estrutura está com limos, tem mato crescendo pelo colégio e é visível a deterioração de paredes e vigas de sustentação do colégio.

Para Leonardo Abadi, Presidente do Grêmio Estudantil, a omissão da secretaria da educação, compromete o funcionamento da Instituição;  

“... É triste ver nosso colégio da forma que está, quando faz muito sol é o calor que nos tortura em salas sem ventiladores, quando chove são as goteiras, nossos espaços de convivência e pratica esportiva estão todos degradados pois a um bom tempo não tem nenhum tipo de manutenção ou reforma, já tem limo se formando nas paredes, lamentável e revoltante nossa situação...” Indignado relata Leonardo.

No dia 29 de abril uma marcha de estudantes foi a secretaria da educação para tratar dos problemas do colégio e até hoje o Secretario Osvaldo Barreto, não cumpriu com o que se comprometeu com diversos estudantes que ocuparam a secretaria no mesmo dia, montando uma comissão da SEC para receber a comissão de estudantes já instituída para tratar e encaminhar soluções para os nossos problemas.

Os Estudantes tiraram fotos e filmaram a situação do colégio, veja a baixo;




Enquanto uma solução viável pra resolver o problema do Colégio não vem os estudantes vão se virando como podem, cestas de lixo confeccionada por iniciativa dos próprios, são instaladas ao redor do colégio para auxiliar na limpeza já que o colégio não tem os cestos.