sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA 2016 - ESTUDANTES VOLTAM AS RUAS POR TODA CIDADE NESTA SEXTA-FEIRA 15 DE JULHO



15 de Jul de 2016 • 09:21 • atualizado às 13h37

Estudantes finalizam manifestação em Salvador; secretário vai se pronunciar

Estudantes finalizam manifestação em Salvador; secretário vai se pronunciar
Foto: Gabriel Nascimento/Metropress
Acompanhe em tempo real as últimas informações da grande manifestação de estudantes da rede estadual em Salvador. Eles pedem o retorno das aulas, prejudicadas pelos transtornos gerados pela mudança de contratos da Secretaria de Educação com empresas terceirizadas. Siga:
13h37
O secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro, se reuniu com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Balazeiros. Segundo a secretaria, o objetivo do encontro é para viabilizar os depósitos diretamente nas contas dos prestadores de serviços terceirizados cujas empresas não pagaram em dia. Em instantes as declarações de Pinheiro e de Balazeiros após a reunião.
13h01
A maior parte das manifestações foram finalizadas, segundo a Transalvador. Apesar disso, as ações ainda refletem no trânsito. O secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, ainda não iniciou a coletiva de imprensa para falar da situação dos terceirizados.
12h20
De acordo com a Transalvador, os estudantes já dispersaram na Av. Luís Viana Filho a Paralela. Não ha mais grande aglomeração e o trânsito começa a ter melhor fluidez. 
11h44
O secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, vai receber a imprensa na sede do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória.
11h35
O sentido Centro da Av. Paralela já foi reaberto. Aos poucos, os estudantes começam a se dispersar. Ao que tudo indica, por volta do meio-dia o protesto vai terminar.
11h14
Os estudantes agora fecharam também o sentido Rodoviária da Av. Paralela. O grupo que bloqueou o sentido aeroporto continua em seu lado da via. Os transtornos prometem piorar até o meio-dia.
11h07
Representantes de associações secundaristas afirmam que a Secretaria de Educação propôs a criação de uma mesa de negociação permanente pra ouvir cada grupo de estudantes.
10h55
Confira a galeria de fotos da manifestação de estudantes na Av. Paralela.

10h49
Grupo de estudantes que protesta na frente da Secretaria de Educação está um pouco desorientado no momento. Como parte deles voltou para a Av. Paralela para protestar e outra parte ficou no local, há uma indecisão sobre o que fazer agora. Alguns estudantes propõem aguardar no local até serem recebidos pelo secretário Walter Pinheiro.
10h48
Segundo apurou o Metro1, representantes de dez escolas se reuniram na quinta (15) com o secretário de Educação, Walter Pinheiro, para detalhar as reivindicações de cada escola.
10h22
Sintomático? Um dos estudantes que pede uma educação melhor na Bahia vacilou na ortografia em um dos cartazes.
10h11
Concentrados em frente à Secretaria de Educação, no CAB, os estudantes cantam músicas de protesto improvisadas. Uma delas diz que "é o estudante que manda aqui".
10h
Já no CAB, a Secretaria de Educação distribui para imprensa e estudantes um comunicado da pasta informando da decisão — articulada pelo governador Rui Costa junto com Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Administração, Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil — do governo de passar a fazer os pagamentos diretamente aos funcionários terceirizados, e não mais às empresas que oficialmente os contratam. A medida deve impedir os já tradicionais atrasos de salários por parte das terceirizadas.
9h57
Na Av. Paralela, os estudantes continuam avançando rumo ao CAB, mas ainda há muita gente chegando.
9h54
Na foto do ouvinte Virgus, o cartaz de uma das estudantes que protesta na Av. Edgar Santos.


9h52
Na Paralela, continuam chegando estudantes. Os ônibus chegam cheios, e as passarelas estão repletas de alunos a caminho do protesto. A foto é do repórter Gabriel Nascimento.
9h46
No Largo do Campo Grande, a situação também é bastante complicada no trânsito. Tudo parado por lá. Os estudantes fecharam a Av. Sete de Setembro. A foto é do leitor Manoel Lagoeiro:
9h44
O ouvinte Heleno Araújo enviou esta foto do engarrafamento gerado pela manifestação na Av. Paralela.
 


9h40
Ouvintes da Metrópole relatam presença de estudantes se manifestando também nas seguintes localidades: Av. Edgar Santos, Sussuarana, São Rafael, Campo Grande, Av. Oscar Pontes, Cidade Baixa, São Cristóvão e Av. Afrãnio Peixoto (Suburbana).

9h31
Estudantes de colégios do Cabula já caminham rumo à Av. Paralela. Ouvintes da Metrópole alertam para problemas no trânsito da Av. Silveira Martins por conta da passeata.

9h22
A manifestação de estudantes das rede estadual, planejada ao longo da semana por meio das redes sociais, já começou na Av. Luiz Viana Filho, a Paralela. Concentrados na altura do supermercado Extra, os alunos, insatisfeitos com os transtornos gerados pela mudança de contratos da Secretaria de Educação com empresas terceirizadas, vão partir rumo ao Centro Administrativo da Bahia a qualquer momento.

Fonte: http://metro1.com.br/noticias/cidade/19440,estudantes-saem-em-manifestacao-pela-av-paralela-rumo-ao-cab-acompanhe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário