sexta-feira, 10 de junho de 2016

DESTAQUE - GRÊMIO ESTUDANTIL REALIZA PALESTRA PARA CONSCIENTIZAR E COMBATER A CULTURA DO ESTUPRO E O MACHISMO

Na ultima quinta-feira (09/06) o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Monteiro Lobato, realizou uma palestra sobre a identificação e combate a Cultura do Estupro e ao Machismo.

Cerca de 50 estudantes participaram do encontro que teve com palestrantes Gilcimar Brito e a Professora Vera de Filosofia. Com basteantes questionamentos os estudantes interagiram com as provocações feitas sobre o tema e se destacou a necessidade de desconstruir o machismo diariamente em qualquer espaço de convívio; "... Nós, homens, somos machistas, e começar a compreender isso nos ajuda a ser menos machistas, pois pelo fato de termos nascido do sexo masculino isso já nos coloca em condição de privilegiativos, me preocupa também como nossos colegas (meninos) tratam as meninas, fico imaginando como eles devem tratar suas mães, irmãs, tias, quando vejo o que fazem com suas colegas, na escola na rua e etc.. Pra iniciar a desconstrução da cultura do estupro precisamos conscientizar a turma no sentido de respeitar e valorizar as mulheres, afinal o estupro não é somente o ato sexual, mais sim qualquer gesto, toque ou atitude de considerada violência,  que desrespeite as mulheres..." Destacou Gilcimar.


Já professora Vera fez um importante apanhado histórico, do tabu cultural de como a mulher ainda e as meninas são doutrinadas ainda para se negligenciar de seus direitos adotando comportamentos que muitas vezes as levam a um comportamento de inferioridade em relação de disputas de espaços e no convívio social com a presença de homens; "... Não será o tipo da roupa que vestimos que definirá se eu quero ser estuprada ou não, não será meu jeito, meus gostos, com quem eu ando, que dará o direito de qualquer homem se achar que deve me tocar, me assediar e etc, não tem esse direito muito menos essa liberdade..." destacou vera.


O Grêmio Estudantil, montará um núcleo de mulheres, com a finalidade de ampliar ainda mais o debate sobre o combate ao machismos, e a cultura do estupro no colégio e na comunidade onde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário