segunda-feira, 27 de julho de 2015

9º COMEB CONVOCA 5º CONGRESSO DA AGES


No ultimo dia 17 de julho de 2015 41 delegado(a)s indicados pelos grêmios estudantis e núcleos de filiados da AGES se credenciaram para o 09º Conselho Municipal de Entidades de Base – COMEB , fórum deliberativo intermediário da AGES. O encontro que aconteceu no colégio central debateu temas como a conjuntura do movimento estudantil, redução da maior idade penal, a luta pela educação publica e o próximo congresso da AGES.

Com o debate acirrado, o tema da redução da maior idade penal ganhou destaque no encontro, com opiniões diversificadas, as representações encaminharam uma agenda de ações e construções de atividades, lançando a campanha “Juventude uma questão de oportunidade” no sentido de promover o esclarecimento deste importante debate, que para a além da falsa alternativa de que se reduzir resolve a criminalidade, o problema é bem maior, e a juventude não pode ser caso de policia e sim de políticas públicas, onde por exemplo fiscalizar e investir mais na educação é uma das únicas formas de se combater o crime, criando outras oportunidades pra moçada.

Vitor Almeida - Diretor de LGBT 
Outro tema que teve grande ênfase foi o fortalecimento dos seguimentos LGBT, Mulheres e de Combate ao Racismo da AGES, que no ultimo período tem se organizado e feito importantes debates e construindo diversas ações, como a campanha “Minha Escola Fora do Armário” que busca fazer o combate a Homofobia dentro das instituições de ensino. Vitor Almeida que é Diretor de  LGBT da AGES  destacou alguma ações de sua diretoria; “... Já fizemos três grandes encontros, eu já visitei varias escolas formando os militantes e orientando-os a identificar as praticas homofobicas e de como as combatê-las, e tenho também cobrado as gestões dos Grêmios Estudantis  filiados a AGES que é de fundamental importância a indicação dos Diretores e Diretoras LGBT’s na sua diretoria. Tenho ouvido e presenciados casos absurdos a homofobia não permanecerá entre nós e sim somente o respeito passará...” Destacou Vitor.

Aines Teixeira - Contro da Foto
As mulheres também protagonizam essa nova geração de militantes, com discursos acalorados elas se destacam cada vez mais nas atividades e mobilizações da AGES. Segundo Aines Teixeira Diretora de Políticas para Mulheres da AGES o trabalho é incansável e os resultados satisfatórios; “... hoje temos um núcleo feminista de mais de 80 meninas que estão se organizando, estamos formando e acompanhando as ações de cada uma nos Grêmios Estudantis e nos espaços de construções, não queremos disputar com os meninos  mais sim ter assegurado o nosso direito de também ocupar os espaços de direções e tomadas de decisões da entidade, por isso não abrimos mão da paridade de gênero e do nosso empoderamento... Somos varias presidentas e diretoras de Grêmios Estudantis e cada vez mais ocupamos mais espaço com respeito e reconhecimento da nossa capacidade...” Afirma Aines Teixeira, convocando a mulheres a se prepararem para o Encontro Municipal de Jovens Feministas das AGES.

Ícaro Donato - Diretor de Combate
ao Racismo da AGES
E o coletivo que mais tem crescido na AGES também é o racial, como afirma Ícaro Donato Diretor da pasta; “... Identificar e Combater o Racismo nas escolas diariamente é uma tarefa que temos cumprido, mais não somente dentro das instituições mais em qualquer lugar, organizar a juventude negra para ocupar o centro dos debates principalmente dos bairros periféricos tem me empolgando muito, estamos com uma agenda bem positiva e agora em agosto vamos lançar uma grande campanha de combate a intolerância religiosa, onde faremos grandes debates com representações de varias religiões no sentido de buscar o respeito entre os adeptos de seguimentos religiosos. Outra coisa que nos preocupa muito é o debate da redução da menor idade penal, sabemos que quem mais vai sofrer com isso é a juventude negra, principalmente as da periferia, perseguida e sem oportunidade, diariamente vemos jovens sendo exterminados seja pela ação policial ou por conta do recrutamento para guerra  do trafico de drogas, precisamos ir afundo neste debate e que não mais fique nos relatórios e nos discursos e sim passe a ser uma pratica a política de proteção da juventude negra de nossa cidade...” Afirmou Ícaro Donato

Jair Dantas - Diretor de Finanças da AGES
Os participantes do 9º COMEB debateram as questões voltadas para educação Publica de qualidade, como a preocupação de mais uma vez os funcionários terceirizados que estão com salários atrasados e ameaçando fazer mais uma greve, o que impactaria diretamente no calendário letivo de 2015, para Jair Dantas, a falta de respeito com estes trabalhadores e com o descaso que esta situação vem se arrastando é o mais grave; “... É triste ver pais e mães de família que tem obrigações no cumprimento de seus trabalhos diários e seus compromissos financeiros pessoais estar passando por uma situação como esta, sem transporte sem salário e sem vale alimentaçãoessas empresas terceirizadas institucionalizaram o trabalho escravo e a exploração da classe trabalhadora, isso é um absurdo, não podemos, mesmo com a ameaça de ter nosso calendário letivo afetado, não compreender o sofrimento que estes funcionários passam diariamente com suas contas atrasadas e a pressão que sofrem para que mesmo com esta situação compareçam ao posto de trabalhão. A  AGES vem defendendo já algum tempo a criação de uma empresa publica para dar fim a esta terceirização dos serviços de limpeza e cozinha das escolas...” Comentou indignado Jair Dantas que é diretor de Finanças da AGES.

Foi debatido também o processo de eleição para os colegiados escolares, onde foi tirada uma orientação de fortalecer todos os seguimentos e que a AGES encampe a campanha de que o seguimento estudantil passe a ser indicado pelo Grêmio Estudantil, varias candidaturas de militantes da entidade foram articuladas e já começaram as suas campanhas.
As 17:00h foi instalada a plenária final do  9º COMEB onde foram apresentado aos representantes o Regimento Interno e a convocação do 5º Congresso da AGES. Após um intenso debate e esclarecimentos de tópico a tópico e dos adendos a proposta de Regimento Interno foi aprovada pelos presentes e uma comissão Organizadora foi eleita entre os presentes a qual já determinou a convocação do 5º congresso da AGES para o dia 25 de Setembro de 2015 dás 08:00h ás 18:00h, nos Colégios Severino Vieira que sediará a abertura do congresso  e Colégio Central, onde será o credenciamentos, grupos de trabalho e plenária final.

Pedro Correia - Presidente da AGES
Fórum maximo de deliberação e eleição da diretoria da AGES, o 5º congresso da AGES foi convocado com o tema “Ousar Lutar Ousar Vencer, 5º Congresso da AGES , Uma Rebeldia Conseqüente” que trará para o centro do debate a construção e conquistas dos últimos 10 anos do movimento estudantil, em especial a importante articulação e participação direta da AGES neste período. Para Pedro Correia, Presidente da entidade o 5º Congresso da AGES abordará temas importantes como a redução da maior idade penal, Gestão Democrática e o protagonismo juvenil; “... Este sem sombra de duvidas será um dos maiores congresso que nossa entidade deverá construir, digo isso por que esta ultima gestão presidida por mim conseguiu construir muitas conquistas e reoxigenar o movimento estudantil soteropolitano, foram varias jornadas de lutas e manifestações, a UNEB do Subúrbio, varias novas direções de Grêmios constituídas, os setoriais organizados, enfim construímos uma gestão participativa, mais presente, superando grandes problemas e a AGES cresceu e amadureceu muito. O 5º Congresso da AGES vai levar pra dentro das escolas, colégios e cursinhos a mensagem da nossa entidade sobre a importância das juventudes protagonizarem este que é um dos momentos mais importantes de nossa historia... Vamos combater diariamente a Redução da Menor idade penal e colocar na pauta central a defesa de uma educação publica de qualidade, afinal a juventude não pode ser caso de policia e sim de políticas publicas tudo é uma questão de oportunidade...” Comenta Pedro Correia.

O 5º Congresso da AGES, pretende reunir cerca de 1000 estudantes ente Delegado(a)s, representantes que começaram a ser eleitos em cada instituição de ensino que se habilitar a partir do dia 20 de julho de 2015. A comissão organizadora prevê que  5º Congresso da AGES deverá mobilizar mais de 50 mil estudantes  nos processos de eleição dos delegado(a)s e suplentes que representaram suas instituições de ensino com direito a voz e voto no dia do congresso.

Para maiores informações e saber como participar, qualquer estudante a partir das 00h00minh do dia 20 de julho de 2015 poderá acessar o site do congresso através do endereço eletrônico www.5congressodaages.blogspot.com ler o regimento e habilitar suas instituições de ensino para elegerem seus representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário