Nós somos a resistência!
Nesta sexta-feira (01/11) no colégio estadual ministro Aliomar Baleeiro, aconteceu o 7° Congresso da AGES, que reuniu cerca de 600 estudantes entre delegado(a), observadores e convidados de todas as regiões da cidade.
Em um dia histórico a AGES renovou não somente a sua direção, mais suas bandeiras e lutas pela educação pública e de qualidade, em um momento de conjuntura a qual o governo federal de Jair Bolsonaro cada vez mais corta direitos e ataca diariamente com cortes os investimentos na educação brasileira.
Da abertura as atividades dos grupos de trabalho até a plenária final, ficou nítido o compromisso dos estudantes em se reinventar nas formas de organização e fortalecimento das principais bandeiras de lutas a serem encapadas para a próxima Gestão da AGES.
A mesa de abertura contou com a presença de lideranças e parceiros importantes como a do vereador de Salvador Suica e Ana Angélica coordenadora geral do SINDLIMP. Suica que além de dar as boas vindas registrou a importância de se realizar o congresso da AGES no bairro de Pernambués, bem como o fortalecimento dos estudantes e da juventude na luta pela educação transformadora gratuita e de qualidade, reforçando que somente a juventude organizada poderemos dar um jeito no presente e assegurar o futuro de nosso país, estado e município colocando de pronto o seu mandato a disposição na câmara para que a AGES possa apresentar as demandas dos estudantes a serem discutidas pelos vereadores.
Já Ana Angélica coordenadora do SINDLIMP enfatizou a luta e apoio dos estudantes aos terceirizados e principalmente a luta que nos uni contra a portaria 770 do governo do estado.
Esteve presenta também na abertura os conselheiros estaduais de juventude Silvio Lacerda e Rafael Manga, que trouxeram as suas saudações enriquecidas pela importância do protagonismo da juventude.
A vice diretora do colégio, prof. Iraneide agradeceu a presença de todos os estudantes e se diz impressionada com a capacidade de organização dos estudantes em defesa de seus direitos e destacando a importância da gestão do colégio em fazer o melhor por toda a comunidade escolar, que tem professora Andreia como diretora uma pessoa democrática e participativa.
Já Gilcimar Brito, fundador da AGES destacou as lutas construídas nós últimos 15 anos de existência da AGES, que a cada congresso representa o reflexo do tamanho da construção e responsabilidade de cada nova geração que assume a entidade no compromisso diário das lutas dos estudantes, encerrando um círculo e se reoxigenando para o próximo.
Ainda na abertura, Jully Cunha presidenta da UEES destacou a capacidade de superação e força da AGES no último período e a importância e empoderamento das mulheres enquanto lideranças políticas, enfatizando a condução de Bruna Bitencourt a frente da presidência da AGES.
Débora Nepomuceno vice-presidenta nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES reforçou em sua fala o reconhecimento da AGES pelos Estudantes, ela e como militante e ex-diretora se sentia muito orgulhosa de ter passado por este grande espaço de formação proporcionado pela AGES.
Já Vinícius Calmon, diretor da UBES e da coordenação nacional do coletivo paratodxs, agradeceu a presença de todos e destacou que assim como Débora foi ex-diretor da AGES e que um dia foi como muitos que estão aí no plenário e que a assim como muitos teve a oportunidade de contribuir e se somar este projeto revolucionário de transformação mentes e corações.
A mesa que foi conduzida por Tiago Ramos, vice presidente da AGES, foi encerrada com a certeza de que a missão da gestão que se concluí hoje cumpriu com a tarefa de organizar os estudantes em todos os cantos da cidade, e o tamanho deste plenário é o reflexo disso, destacou Tiago, que encerrou a mesa de abertura e dando incio aos trabalhos do congresso, convidando o professor Penildo Filho, pró-reitor de graduação da UFBA para palestra sobre a conjuntura nacional da educação.
No período da tarde, deu-se inicio aos 11 grupos de trabalhos temáticos e os delegado(a)s debateram sobres os temas específicos e encaminharam propostas de ações e atividades a serem implementadas pela futura gestão. Os estudantes debateram temas como combate a LGBTfobia, Racismo e Machismo, ensino tecnico e mercado de trabalho, conjuntura, atual situação da educação em nosso município, dentre outros temas.
Ás 17:00h deu-se inicio a plenária final do congresso, com a leitura e votação das propostas encaminhadas pelos grupos de trabalho temáticos. Ás 18:00h iniciou-se o processo de eleição da nova diretoria da AGES, e a chapa unica " Não Temos Tempo a Perder - É Preciso Ousar" tendo a estudante Ana Vitoria e Felipe Oliveira, presidenta e vice, respectivamente, foi eleita para o mandato de dois anos.
Para Ana Vitoria, 17 anos, bastante emocionada, presidir a AGES no próximo período será um dos maiores desafios de sua vida.; "... Sabemos o caminho que nos trouce todos até aqui, o quanto é difícil para nós construir a luta do movimento estudantil diariamente, mais estou aqui para honrar e cumprir este que será o maior desafio da minha vida, e não decepcionarei, com todo respeito aos que por aqui passaram, minha missão será ser melhor e com meus amigos e amigas de gestão transformar a nossa realidade..." Destacou Ana Vitoria em seu discurso já como presidenta eleita.
Após o processo de votação, o 7º congresso da AGES foi encerrado, com uma comemoração a todos os diretores e diretoras da gestão: Somos luzes que faíscam no caos.