Na manhã desta ultima quarta-feira (08/08) a AGES, UEES e UBES se reuniram com secretario estadual da educação, Walter Pinheiro, na oportunidade foram debatidos diversos problemas da rede pública, tais como a falta de infraestrutura, das unidades, de professores, problemas com merenda e diversos outros pontos que foram apresentados pelos presentes. Pinheiro em sua fala apresentou as soluções que estão sendo tomadas bem como fez um relato sucinto dos avanços e novos projetos que secretaria está implementado, dando destaque a propostas alternativas aos colégios de grande porte que a anos já sofrem com a evasão escolar a exemplo do antigo ICEIA, que hoje se tornou um espaço de formação profissional na área de gastronomia e hotelaria, destacando também propostas para o Colégio Estadual Luís Viana dentre outros. Sobre o fechamento de escolas que funcionam em prédios alugados, o secretário afirmou que alem de ser prédios de funcionamento precários, nenhum estudante ficou ou ficará sem estudar e que a secretária tem trabalhado em construir novos colégios com os critérios aprovados com o governador Rui Costa, a qual deveram ter quadra poliesportiva, auditório, acessibilidade, biblioteca entre outros espaços que tornem a instituição atraente e digna de convivência dos estudantes, sitando o caso do colégio estadual sete de setembro que a um esforço da secretaria em localizar um terreno para construção de um novo colégio em paripe.
Bruna Bitencourt, presidenta da AGES, entregou uma carta manifesto ao secretário destacando as problemáticas do dia a dia da escola pública afim de buscar a sensibilização do governo em soluciona-los.
Já Débora Nepomuceno, fez um recorte em sua fala sobre a importância da secretaria de se fazer mais presente no dia a dia do ambiente escolar, sitando o problema da cozinha do colégio estadual Raymundo Gouveia, que pegou fogo e continua desativada sem nenhuma solução ainda prevista.
Vinícius Calmon diretor da UBES além de reforçar em sua fala os disques feitos pelos presentes, reforçou a ideia do canal de diálogo constante com a secretaria como principal instrumento para solucionar os problemas.
Tiago Ramos, vice presidente da AGES, fez um breve relato apos a fala de Weslei presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Manoel Vitorino, a qual ambos reforçaram históricos de gestões que não conseguem dialogar com o Grêmio, e o quanto isso dificulta o convívio e solução de problemas cotidianos no ambiente escolar, chamando a responsabilidade da secretaria para que olhe com mais atenção para estes conflitos.
Ana Vitoria Presidenta do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, reforçou as reivindicações e que todos estavam ali naquele espaço tratando nada mais do que são seus direitos, e cansados de conviver em escolas precarizadas.
O Secretario Water Pinheiro, retomou a fala, após ouvir atentamente o relato de cada um presente e respondeu a todos os questionamentos apresentados, reforçando a disposição da secretaria em superar os problemas.
Estiveram presentes na reunião os Grêmios estudantis dos colégios estaduais Tereza Helena Mata Pires, Prof. Maria Anita, Mário Augusto Teixeira de Freitas, Manoel Vitorino, Luis Viana, João Pedro dos Santos e Raymundo Gouveia.