O 6° Congresso da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador -AGES realizado no último sábado 30/09, reuniu centenas de Estudantes
da capital baiana no teatro da UNEB no bairro do cabula para avaliar e debater a
conjuntura do cenário político brasileiro, as pautas voltadas a luta pela
educação, cultura, esporte e entre outras discussões pertinentes aos interesses
do estudantes soteropolitanos.
O congresso da AGES que foi iniciado logo apos o 10º Conselho Municipal de Entidades de Bases - COMEB da AGES, realizado no colégio central, 147 instituições de ensino da capital baiana foram habilitadas para eleger seus
representantes, elegendo 592 representantes titulares e igual número de suplentes, nas
mesas de votações foram registradas a participação de mais 29 mil estudantes, que foram as urnas votar nas chapas dos candidato(a)s destas instituições, respeitando os critérios estabelecidos, como a reserva obrigatória de 50% de vagas para meninas nas chapas, e dentro destes universo s (homens e mulheres) 33% de cotas racial e de
LGBTs, ações estas que contribuíram para reflexo do que foi os últimos dois anos de
gestão da entidade, colocando em destaque a forte participação dos estudantes
destas pautas no plenário do congresso.

Na parte da tarde aconteceu os Grupos de Trabalhos(GT), responsáveis por
debater e elaboras diante dos temas apresentados as propostas a serem
encaminhadas como bandeiras de lutas da entidade no próximo período.
Com os GTs bem representados, destacamos os de conjuntura política que
teve como palestrantes o Pró-reitor de Graduação da UFBA – Prof. Penildo Filho
e o ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabriele, que aprovaram uma grande
campanha de mobilização dos estudantes de salvador ao enfrentamento a retirada
de direitos imposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer, a luta pela
democracia e a criação de comitês nas instituições de ensino para organizar palestras e atividade de conscientização
dos estudantes.



O GT de mercado de trabalho abordou a questão da formação técnica dos estudantes, a lei do estagio e os programas do governo do estado sobre a área. Mediou o grupo a estudante Bruna Bitencourt, presidenta do Grêmio estudantil do Colégio Estadual João Pedro dos Santos, Josevan Souza ex-diretor da AGES e servidor da SEAD e Alcides diretor do CJCC.
Ás 18:00h foi dado inicio a plenária final do 6º Congresso da AGES contabilizando 327 delegadxs credenciados, 61 observadores e 23 convidados entre pais de estudantes, professores diretores de escolas e ex-dirigentes da entidade. A Presidenta, Carolina Bandeira em seus discurso de despedida enalteceu a resistencia dos estudantes e sua organização para enfrentar os dias de golpes aos nossos direitos, convocou as meninas a tomar cada vez mais os espaços de poder e mais uma vez agradeceu a todos a oportunidade de dirigir esta gloriosa entidade e que mesmo nos momentos mais difíceis a apoiou e fortaleceu a sua luta. Em seguida colocou todas as resoluções em votação e posterior convocou a chapa unica inscrita Em Tempos de Golpes É Preciso Ousar - FORA TEMER, tendo como candidatos a Presidente Rafael Paiva e vice-presidenta Dane Souza para fazer a defesa de chapa, onde a cada discurso os estudantes se enchiam de mais forças, carregando suas baterias, e que por contrates visual a chapa foi eleita para conduzir a entidade nos próximos dois anos de gestão .
O SUBÚRBIO ELEGE SEU PRIMEIRO PRESIDENTE DA AGES
Rafael Paiva, 17 anos, é estudante da 3ª Serie do ensino médio e atualmente é o presidente do Grêmio Estudantil Nós por Nós do Colégio Estadual Barros Barreto em Paripe. Sua trajetória se inicia em 2015 quando participou como representante de seu colégio no 5º Congresso da AGES a qual foi eleito Diretor de Grêmios. Posteriormente concorreu e venceu a eleição para o grêmio estudantil do colégio a qual desenvolve diversos projetos com os estudantes e comunidade. Atuando no subúrbio ferroviário fundou 15 grêmios estudantis e diversos núcleos de militantes da AGES e participou coordenando diversas eleições e campanha pela cidade, buscando o fortalecimento das representações estudantis. Para a próxima gestão Rafael promete não medir esforços para que a AGES continue sempre na linha da representatividade respeitando sempre os interesses coletivos dos estudantes de salvador.; "... Farei uma das melhores gestões, somarei os esforços e força que AGES tem para fazer o bom combate na defesa dos direitos e interesses dos estudantes de Salvador, que são o nosso verdadeiro e maior patrimônio..." destacou Rafael.
E nos encontraremos logo logo no 1º Congresso da União Estadual dos Estudantes Secundaristas - UEES - Bahia.
Previsto para acontecer entre os dias 27 a 29 de outubro em lamarão, Bahia, estudantes de salvador, região metropolitano e de todo o interior do estado, participarão do 1º congresso da UEES entidade que segue os mesmo princípios de organização da AGES em salvador, ampliado para o estado, já tem a perspectiva de presença de mais de 500 estudantes, que passaram 03 dias debatendo questões sobre a educação, cultura, politica, direitos da juventude dentre outros.
Para o estudante participar que não seja de Salvador, basta acessar o site www.congressodaueesbahia.blogspot.com e ler o regimento e o passo a passo, ou pode também entrar em contato pela pagina da entidade no link abaixo.